Pronto, você se apaixonou pelo temperamento da raça whippet, pela sua aparência esbelta  e tomou a decisão de que vai ter um na sua vida!  Mas agora esbarrou numa questão:  macho ou fêmea qual escolher ?

Essa é uma dúvida bastante comum e  que respondo com bastante frequência quando entram em contato em busca de um filhote de whippet daqui do Sevla's Salt. A verdade é que não existe uma resposta certa para esse questionamento , mas é importante desmistificar alguns mitos! (Lembrando, que esse artigo é baseado na minha experiência pessoal enquanto proprietário e criador, não se trata  portanto de verdades absolutas, mas acredito que possa ajudar a quem está em dúvida.)

1) Fêmeas são mais carinhosas que machos?

Isso definitivamente não é uma realidade, ambos são igualmente carinhosos, amáveis e apegados! Não vejo diferença nenhuma nesse quesito entre os sexos, o whippet em si é muito ligado ao dono, é impressionante como eles fazem questão de estar no mesmo ambiente em que o seu dono está. A raça é extremamente carinhosa e não perde a chance de receber um afago, seja macho ou seja fêmea, se prepare para sempre está com o seu whippet deitado ao seus pés.

2) O macho vai urinar em toda minha casa ou apartamento?

Talvez seja esse o principal ponto de reflexão na hora da escolha, por ser o whippet indicado para conviver em apartamento ou dentro de casa, muitos futuros proprietários tendem, quase que instintivamente, a já inciarem a sua busca, pensando em um filhote fêmea norteados pelo seguinte pensamento: "Macho vai fazer xixi em tudo".  Essa afirmativa depende de alguns fatores e não é 100% verdadeira, a marcação de território  pela urina embora seja mais comum nos machos,  também pode ser desenvolvida por fêmeas extremamente dominantes, então é mais relacionada ao grau de dominância do animal  do que exclusivamente ao sexo do mesmo.  Tenho diversos clientes que possuem machos adultos e não castrados, os quais vivem dentro de casa e não realizam a marcação de território, seja porque não convivem com outros cães dominantes, ou porque não foram expostos a situações que pudessem desencadear esse comportamento, como por exemplo: fêmeas no cio. Um ponto muito importante a se considerar é  a realização da Castração, o que recomendamos fortemente, primeiro porque sabidamente a castração evita inúmeras doenças e segundo que, especificamente no caso dos machos, se realizada até os 12 meses de idade, não dá brechas ao desenvolvimento do comportamento de marcação de território. 

3) Qual convive melhor em matilha?

Na minha experiência pessoal, embora seja perfeitamente possível  ter  mais de um macho  ou mais de uma fêmea juntos ( Sim,  é muito normal  quem tem um whippet querer mais), as fêmeas tendem a ser um pouco mais dominantes que os machos na convivência em matilha  e por isso será necessário uma supervisão em períodos mais críticos (como período de cio), mas independente do sexo para uma boa convivência.  tudo irá depender  da condução do proprietário. No geral, eles adoram companhia e sobretudo a companhia de outro whippet.

4) Questões físicas a se considerar

Os machos de whippet são maiores e mais musculosos, já as fêmeas tendem a ser menores e mais delicadas!


 Bom, espero que tenhamos ajudado a você chegar a uma decisão,  mas independente de ser um macho ou fêmea pode ter certeza, que sua vida não será a mesma depois de um whippet , só quem já teve um sabe o quanto eles são sensíveis, carinhosos e especiais! Ficou com alguma dúvida ? Entre em contato, será um prazer te ajudar na escolha do seu filhote!

, 17/06/2019

Entre em contato